- Capacitar alguém é prepará-lo para desenvolver uma atividade com autonomia.
A capacitação cria uma competência, ensina habilidades e prepara o aluno para desempenhar uma função nova para ele.
- Treinar alguém é melhorar aquilo que já se sabe, aperfeiçoar as habilidades.
Um treinamento ensina novos (e melhores) meios para atingir objetivos já antes perseguidos pelo profissional, como vender mais.
Sendo assim, as organizações com os profissionais mais qualificados têm maior competitividade no disputado mercado. Essa realidade vale para qualquer segmento e inclui empresas de pequeno, médio e grande porte.
O atendimento precisa ser eficiênte, preciso, humano, agradável e confiável.
As pessoas são, sem dúvida, a parte mais importante de uma empresa, pois são elas que vão representar a empresa para os clientes. Afinal, não são as Empresas que fazem negócios com os Clientes, são as Pessoas que fazem negócios com as Pessoas.
A qualificação dos colaboradores e funcionários de uma empresa envolve tanto os profissionais que exercem os cargos da diretoria, gerência e supervisão, como também os funcionários da área de atendimento. O treinamento e capacitação deles, é "no momento em que assumem a função", onde a empresa espera que o funcionário aprenda tudo o que não foi ensinado a ela, na teoria.
Algumas empresas acham que capacitação e treinamento geram gastos desnecessários, uma vez que a função é "simples, aprende no dia-a-dia". Esse é um engano terrível, para todos.
O sucesso de um negócio depende do espaço físico, capacidade tecnológica, capital empregado e a capacidade do seu pessoal. Quanto mais avançada é a tecnologia investida na empresa, maior será a importância de capacitar os colaboradores que irão trabalhar com a essa tecnologia.
Para crescer profissionalmente e economicamente, é necessário que o homem aumente suas habilidades, capacidade intelectual e técnicas de trabalho. Esse processo de capacitação visa esses objetivos.
Capacitar é também treinar e visa direcionar o profissional a um processo de educação, reciclagem e alteração de comportamento.
Por meio do treinamento profissional, o colaborador adquire características de pro atividade, conhecimento sobre as necessidades específicas da empresa, do setor e, até mesmo, estar preparado para capacitar outras pessoas.
Benefícios causados pela capacitação de funcionários:
• Redução de custos;
• Ambiente de trabalho agradável;
• Diminuição na rotatividade de pessoal;
• Entrosamento entre os funcionários;
• Empresa mais competitiva.
• Elevação na produtividade;
Investir na capacitação e treinamento dos funcionários da sua empresa,
é investir no SUCESSO do seu negócio.
Certificação constante, atesta a qualidade do serviço ofertado.